A cerveja é a bebida milenar que mais se ajusta à evolução dos estilos de vida. Ao longo dos séculos, foram muitos os motivos que levaram uma civilização, um país ou uma cultura cervejeira a criarem novas receitas. Falamos quer de razões geográficas ou de acesso a matérias-primas, assim como motivos religiosos ou mesmo de saúde que influenciaram esta bebida tão refrescante e saborosa. Hoje, podes beber cervejas sem álcool e sem glúten, entre outras pensadas para satisfazer os vários perfis de consumidor.
Por aqui podes ver que a indústria cervejeira não passa ao lado da tendência de crescimento do veganismo e do vegetarianismo. Segundo um estudo da consultora Lantern, publicado em 2021, mais de 1 milhão de portugueses optam por uma alimentação vegetariana ou tendencialmente vegetariana. Estima-se que existam em Portugal cerca de 41 mil veganos, 180 mil vegetarianos e 796 mil flexitarianos — pessoas que optam por uma dieta vegetariana mas que não prescindem, esporadicamente, de incluir carne ou peixe na sua dieta. Será que esta população pode beber cerveja? É isso que te vamos explicar neste artigo.
A cerveja tem três ingredientes base: a água, os cereais e o lúpulo. Todos têm uma origem 100% natural e contribuem para que a cerveja seja um produto também natural e sem conservantes. Fica a saber, também, que na produção cervejeira a levedura é filtrada e acaba por não incorporar a maioria das cervejas. Ou seja, sendo uma matéria-prima, não é necessariamente um ingrediente.
Como sabes, podem ser acrescentados outros ingredientes à cerveja, como as frutas ou especiarias. É esta diversidade que nos permite aceder a tantos estilos e variações da mesma bebida e que dá à indústria uma aura de rainha da inovação.
A grande maioria, sim. Sendo produzidas com ingredientes 100% naturais, as cervejas que encontras nos supermercados, nos bares e nos restaurantes portugueses respondem, em geral, a esta necessidade dos consumidores. As cervejas do Super Bock Group incluem-se na lista de bebidas que não utilizam produtos de origem animal, como podes ver no site da Associação Vegetariana Portuguesa.
É outra verdade. Há estilos que utilizam gelatina e cola de peixe no processo de fermentação e outras têm como ingrediente, por exemplo, o mel. Há cervejas que têm caseína (proteína do leite), glicerina animal ou albumina (proteína do ovo) na sua composição, ou até leite e ostras. Ou seja, há cervejas que podem ser bebidas por vegetarianos mas não por vegans.
A melhor maneira de saber os ingredientes da cerveja é contactar o fabricante. Em alternativa, podes pesquisar no site Barnivore o nome da cerveja e rapidamente descobres se a bebida é ou não vegan.
Se já estiveres com a cerveja no copo, usa a Lei da Pureza Alemã a teu favor. As cervejas alemãs que seguem esta regra são, tradicionalmente, veganas, uma vez que apenas têm como ingredientes a água, cevada e lúpulo.
Sendo uma bebida maioritariamente vegan e vegetariana, podes bebê-la para acompanhar os teus pratos favoritos. Se não fores expert na harmonização de cervejas, consulta as nossas sugestões para acompanhar três pratos vegetarianos: o falafel, o dahl de lentilhas e a lasanha com cogumelos e cuscuz integral.
RECOMENDADOS
Legal Information
This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.
The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.
For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.
When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.
If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.
Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.
Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.
close
UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP
You will enter the new website
SIM
NÃO
You are not old enough to enter this site
By submitting your data you agree