A cerveja é símbolo e ferramenta de convívio, capaz de tornar uma tarde banal num momento memorável. Mas, para isso, é preciso fazer com que tudo bata certo, colocando a forma como se serve uma cerveja ao nível das melhores amizades. Vais convidar um grupo de amigos para ir a tua casa e não tens formação como bartender? Nada a temer.
Basta cumprir alguns princípios básicos e tudo ficará em bons lençóis. Lembra-te, acima de tudo, que beber uma cerveja que foi mal armazenada, é servida demasiado fria ou num copo errado pode arruinar o teu desempenho como anfitrião. Além de destronar décadas de empenho por parte de grandes mestres que deram tudo para te oferecerem a melhor experiência cervejeira.
Em primeiro lugar, deves estar atento aos rótulos. Algumas cervejas ajudam-te nesta questão, ao mencionar a que temperatura devem ser consumidas. Se não encontrares esta informação, não desesperes.
Fica a saber que alguns estilos cervejeiros, sobretudo as cervejas com menor teor de álcool (até 5,5%), como são os casos da Pilsner, Pale Lager ou Witbier, devem ser bebidos a temperaturas mais baixas, entre os 5 °C e os 8 ºC. Se, por outro lado, planeares beber uma cerveja mais encorpada e alcoólica, como uma Belgian Dark Strong Ale, uma Imperial Stout, uma Barley Wine ou uma Bock, recomendamos-te temperaturas ligeiramente mais altas, entre os 10 ºC e os 15 ºC.
Por fim, seja qual for o estilo que vais beber, há um conselho-rei a ter sempre em mente: A expressão “estupidamente gelada” é, na verdade, uma falácia. Por isso, deves evitar beber a tua cerveja, seja qual for o estilo, a uma temperatura abaixo ou próxima de 0 ºC. O frio diminui a sensibilidade das papilas gustativas e as características da cerveja, como o sabor, são diminuídas.
Tal como o vinho, a cerveja pode ser bebida em qualquer copo, mas se queres disfrutar ao máximo do que esta bebida tem para oferecer, nada como escolher o recipiente mais adequado. Porquê? A forma do copo influencia o modo como o gás circula, ao mesmo tempo que tem impacto na apreciação de aspetos como a cor, a espuma ou o aroma.
Há vários tipos de copos e, admitamos, poderás não ter todos em casa. Ainda assim, talvez esteja na hora de diversificares o teu portfolio. Deixamos-te algumas sugestões de copos essenciais a ter em casa:
Pint - Normalmente, utilizam-se para cervejas menos carbonatadas, tipicamente servidas a temperaturas mais altas. A vantagem deste copo está, em grande parte, no seu bocal largo, que providencia uma boa camada de espuma e facilita o ato de beber;
Pilsner (ou copo de fino) - Alto e cónico, tem a vantagem de manter a efervescência e a cor dourada das cervejas Pilsner, Bock, Pale Ale e Blonde Ale;
Weizen - É o ideal para servires qualquer cerveja de trigo. Por ser ligeiramente aberto no topo, segura bem a espuma, ao mesmo tempo que a sua altura e forma permitem captar os aromas mais rapidamente.
Por último, se tinhas em mente beber a tua cerveja diretamente da garrafa, talvez devas repensar este hábito. O formato das garrafas é ótimo para o armazenamento, mas não te permite, enquanto apreciador, absorver todo o potencial da bebida, a começar pela observação da cor e de como ela se comporta no copo, bem como pela perceção do aroma.
Um copo sujo, especialmente com gordura, interfere com o verdadeiro sabor da cerveja, e até mesmo com a formação de espuma. Assim, há algumas regras básicas que deves seguir para teres um copo à altura da tua cerveja:
- Lava o copo apenas com água quente e com uma esponja limpa;
- Evita lavar os copos em conjunto com outros utensílios de cozinha, já que poderão ficar “contaminados” com gordura;
- Se tinhas o copo guardado há algum tempo no armário, no momento de servir, poderás passá-lo por água fria, com o objetivo de retirar pequenas partículas de pó que possam estar presentes.
É verdade que alguns bares e restaurantes gostam de servir as cervejas em copos congelados. No entanto, esta prática não beneficia a cerveja. O gelo reduz a carbonatação da cerveja e os seus aromas, ao mesmo tempo que impacta a formação de espuma. Assim, para além de o copo estar devidamente limpo, como já referimos, também deve estar à temperatura ambiente.
Por mais descontraído que seja beber uma cerveja, o momento pede sempre uma “gravata”. A espuma é, de facto, uma característica muito importante da cerveja, porque influencia não só o sabor, mas também o aroma e a tua própria sensação no contacto com o copo.
Para servires uma cerveja com mestria, inclina o copo num ângulo de 45 graus e, assim que chegares a meio, endireita-o para poderes terminar de servir. No final, a espuma deverá ter os famosos dois dedos de espessura. No caso das cervejas de trigo, poderá abrir-se uma exceção e chegar até aos três dedos.
Se, como bom anfitrião, te preocupas em ter a prateleira das cervejas sempre bem composta, também deverás ter alguns snacks de segurança para acompanhar a bebida. Neste capítulo, influenciam mais os gostos do que a técnica. Por outro lado, a escolha de alimentos depende em grande parte do leque de cervejas que tens em casa. Ainda assim, há alguns itens que ficam sempre bem numa mesa cervejeira, tais como: frutos secos e oleaginosos, tremoços, salgados e batatas fritas. Se queres ser um pouco mais refinado e ousado, aventura-te nos campos dos queijos, dos enchidos e dos chocolates.
Compraste cervejas novas para experimentar, mas só vais fazê-lo dali a uma semana, na companhia de amigos. Onde deves guardá-las? Na despensa, no armário ou no frigorífico? Se for verão, talvez a despensa e o armário não sejam os melhores locais, já que a temperatura da cerveja nunca deve ultrapassar os 15 °C.
Por outro lado, seja qual for a estação do ano, deves proteger sempre a tua bebida da luz solar. A exposição ao sol pode desencadear alterações químicas que terão uma influência direta nas características da cerveja. Por último, à exceção das garrafas com rolha de cortiça, deves guardar a tua cerveja na posição vertical, de forma a evitar a sua oxidação.
RECOMENDADOS
Legal Information
This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.
The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.
For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.
When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.
If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.
Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.
Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.
close
UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP
You will enter the new website
SIM
NÃO
You are not old enough to enter this site
By submitting your data you agree