Há 200 anos que Munique é a capital da cerveja, num festival temático que atrai milhões de visitantes todos os anos: o Oktoberfest. Atualmente, o evento dura 16 dias e estende-se a países como Brasil, Estados Unidos, Canadá e China.
Numa esplanada, na praia ou num festival de verão. São vários os momentos e os locais onde sabe bem beber uma cerveja fresquinha. Para subir o nível, só mesmo no evento onde a cerveja é rainha e senhora. Façamos as malas e viajemos para o sudeste da Alemanha, até à capital da Baviera. Uma cidade europeia, 16 dias, 6 milhões de visitantes e cerca de 7,5 milhões de litros de cerveja – o suficiente para encher três piscinas olímpicas. Pode parecer o paraíso, mas é bem real: estes são os números do Oktoberfest de 2018.
Uma vez por ano, todos os caminhos vão dar a Munique. O Oktoberfest que, apesar do nome, começa em setembro, é o principal festival de cerveja a nível mundial e um dos grandes marcos do turismo na Alemanha. São mais de 200 anos de história e festa, com uma identidade fortemente marcada pelas irresistíveis cervejas alemãs – só cervejeiras locais marcam presença. A cerveja reina entre comida, música e muito boa disposição, numa experiência marcante para qualquer amante de cerveja.
Sendo o Oktoberfest de Munique o rei dos festivais de cerveja, as suas origens são quase premonitórias. Em outubro de 1810, o príncipe Ludwig [tradução Luís] - que viria a ser o primeiro rei com esse nome na Baviera - e a princesa Therese de Saxe-Hildburghausen casaram com toda a pompa e circunstância. Convidaram a cidade inteira e Munique parou para uma festa onde não faltaram corridas de cavalos.
O acontecimento foi tão marcante que, um ano depois, a festa se repetiu para celebrar a efeméride e, às competições de cavalos, juntou-se a promoção da agricultura. Em 1813, a guerra com Napoleão determinou a primeira interrupção dos festejos - algo que, até hoje, aconteceu apenas em 24 ocasiões, essencialmente devido a conflitos armados ou epidemias (cólera).
A Baviera antecipou, desde cedo, o potencial da efeméride e, em 1818, foi acrescentado um carrossel, baloiços… e bancas de cerveja. Além destas atrações e das já popularíssimas corridas de cavalos - que entretanto deixaram de se realizar -, o festival contou com concursos de comida e corridas de sacos, entre outras competições populares que o tornaram cada vez mais icónico.
O Oktoberfest tornou-se de tal forma uma tradição para a região que, a partir de 1819, os habitantes de Munique assumiram a responsabilidade de o organizar anualmente. Foi então que o evento, com outubro no nome, se iniciou pela primeira vez em setembro para aproveitar o bom tempo que ainda se faz sentir no final do verão, e a sua duração foi alargada para duas semanas.
O primeiro desfile de cervejeiras teve lugar em 1887, numa organização que contou com variadas atrações paralelas. Os cavalos puxavam barris e os músicos animavam o espaço, enquanto os transeuntes bebiam cerveja, evidenciando o potencial da bebida no Oktoberfest. Ainda hoje o desfile é uma das imagens de marca do certame e as cervejeiras prepararam-se a rigor: há carros alegóricos, trajes temáticos e números que lembram uma espécie de “Carnaval da Cerveja”.
Em 1896, as tendas de grande dimensão substituíram as bancas de cerveja, com um maior investimento das empresas e lojas de cerveja da região. O impacto da bebida tornou-se tão relevante que, em 1910, 100 anos depois do primeiro Oktoberfest, foram consumidos cerca de 1,2 milhões de litros de cerveja.
Em 1960 terminaram as corridas de cavalos e, ao longo do tempo, também as competições populares foram sendo eliminadas do calendário. O evento foi-se afirmando, cada vez mais, como a grande referência para os amantes de cerveja, num crescimento imparável que registou em 2018 dados impressionantes: 6,3 milhões de pessoas estiveram presentes em Munique, cerca de 394 mil visitantes diários. A maioria dos visitantes internacionais vieram dos Estados Unidos, Reino Unido e Áustria.
A cerveja é, sem dúvida, a principal atração para os adultos, mas o festival é adequado para todas as idades, com a organização a apostar nas atividades também para crianças. A terça-feira é o dia da família e há um espaço dedicado a grupos com crianças – o Familienplatzl –, com montanhas-russas e outras atrações.
O evento de Munique continua a ser o maior a nível mundial, mas o festival tem sido replicado um pouco por todo o mundo. Há, pelo menos, 19 países com eventos idênticos – nalguns casos, como os Estados Unidos, o Brasil e a China, há até várias cidades aderentes. Também na Alemanha o Oktoberfest atraiu outros entusiastas da cerveja, em cidades como Estugarda ou Hannover.
5500 metros quadrados
Dimensão da maior tenda da história do Oktoberfest, montada em 1913, com capacidade para acolher 12 mil pessoas.
7,1 milhões de pessoas
Recorde de visitantes até à data, registado em 1985.
7,6 milhões de litros
Recorde de cerveja bebida entre todos os visitantes, registado em 2011.
Em 1901, houve iluminação artificial nas tendas do Oktoberfest pela primeira vez, uma instalação que contou com a ajuda de Albert Einstein.
Em 1938, o Partido Nazi mudou o nome do evento para “Festival Popular do Império Alemão”.
Entre 1939 e 1948, o festival não aconteceu devido à Segunda Guerra Mundial. Foi a maior interrupção da sua história.
Os visitantes podem ser proibidos de frequentar o certame por comportamento incorreto. Um dos casos mais mediáticos envolveu Paris Hilton em 2006.
Além da cerveja, há uma tenda de vinho, onde se pode beber também champanhe e espumante.
DESCOBRE ONDE A CERVEJA VIVE.
VEM CONHECER A SUPER BOCK CASA DA CERVEJA
RECOMENDADOS
Legal Information
This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.
The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.
For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.
When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.
If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.
Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.
Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.
close
UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP
You will enter the new website
SIM
NÃO
You are not old enough to enter this site
By submitting your data you agree