Jimmy Carter: o Prémio Nobel que mudou a cerveja americana
Curiosidades
Jimmy Carter: o Prémio Nobel que mudou a cerveja americana

Uma assinatura. Uma simples assinatura deu o tiro de partida para a era dourada da cultura cervejeira norte-americana. Fica a saber como um presidente dos Estados Unidos contribuiu para mudar os estilos e sabores da cerveja que se bebia - e que agora se bebe - naquele país.

 

James Earl Carter Jr., conhecido como Jimmy Carter, está longe de ser o presidente dos Estados Unidos mais conhecido da História – ou de entrar, sequer, no top 10 desta lista. No entanto, ele tem um lugar especial no coração de todos os cervejeiros norte-americanos - dos amadores aos profissionais - e dos verdadeiros apaixonados pela cerveja.

 

Em 1978, Carter assinou a lei H.R. 1337, um documento que autorizava a produção de cerveja em casa. Na prática, o presidente norte-americano revogou legislação que datava da era da Lei Seca, meio século antes, o que impulsionou o mercado das cervejas caseiras e artesanais e, com este, a inovação do setor.

 

Apesar de a produção caseira de cerveja nunca ter parado totalmente, a lei de 1978 retirou-a da clandestinidade. Os impostos desapareceram, assim como o estigma de produzir cerveja em casa. O resultado? O aumento da produção e florescimento dos negócios independentes e familiares ligados à cerveja.

 

Em 1988, dez anos após a lei entrar em vigor, já existiam 200 cervejeiras independentes nos Estados Unidos. Em 2003, o número ultrapassava os 1500 e, em 2019, superou os 7000. Esta explosão contribuiu para o aumento dos estilos de cerveja à disposição dos consumidores norte-americanos e para um novo fôlego da indústria, ao qual nem as grandes marcas escaparam.


BRINDE À INOVAÇÃO E TOLERÂNCIA

Um assumido abstémio, Jimmy Carter não olhou a convicções pessoais quando a oportunidade de revolucionar a cultura cervejeira norte-americana surgiu. Ao assinar a lei H.R. 1337, o presidente dos EUA virou uma das mais importantes páginas da indústria cervejeira americana e global.

Como tudo começou

Durante mais de 50 anos, os cidadãos norte-americanos não puderam produzir cerveja em casa. Apesar de a Lei Seca ter terminado em 1933, a Casa Branca manteve os produtores de bebidas alcoólicas em rédea curta. O excesso de regulação retirou os pequenos produtores do mercado e produzir cerveja em casa permaneceu ilegal, ou quase – os legisladores federais temiam que a população, sob a capa do fabrico caseiro de cerveja, produzisse, ao invés, moonshine, nome dado às bebidas com alto teor alcoólico, mas muitas vezes inseguras, que ganharam uma legião de seguidores durante a Lei Seca.

 

A partir da década de 1970, consumidores e microcervejeiros começaram a recuperar técnicas, estilos e sabores ancestrais. A procura por novos caminhos cervejeiros foi particularmente sentida na Califórnia. Foi neste Estado do sudoeste norte-americano, que faz fronteira com o México, que um grupo de produtores informais de cerveja se juntou para tentar influenciar Alan Cranston a mudar a lei.

 

Cranston, um senador democrata que, à data, gozava de maior popularidade na Califórnia que o próprio presidente, conseguiu convencer Carter a incluir a legalização da produção caseira de cerveja numa lei mais ampla sobre os transportes – a H. R. 1337.

O ano zero da cultura cervejeira americana

A nova lei era bem clara: qualquer cidadão maior de 18 anos poderia produzir cerveja para uso pessoal ou familiar, sem pagar imposto. As quantidades eram generosas: 378,5 litros/ano para um agregado familiar com um adulto e até 757 litros por agregado com dois adultos.

 

Ao assinar a lei, Jimmy Carter abriu a porta à revolução cervejeira e tornou-se uma das caras - um herói, para alguns - da nova era da cultura da cerveja americana. Uma cultura que se prolonga até aos nossos dias.

 

Em 1979, ano em que a lei entrou em vigor, Charlie Papazian fundou a revista Zymurgy, uma referência do setor, e a American Homebrewers Association (AHA), organização que ainda hoje reúne milhares de produtores, fornecedores, distribuidores, retalhistas e produtores de cerveja artesanal e caseira.

 

Com o passar dos anos, cada vez mais produtores de cerveja caseira profissionalizaram-se e criaram empresas familiares de cerveja artesanal. Hoje, mais de 95% dos profissionais das microcervejeiras norte-americanas começaram pela produção caseira. Além de beneficiar a economia do país, através da criação de empregos e pagamento de impostos, o boom da cerveja caseira revolucionou o mercado cervejeiro.

 

É esta a verdadeira dimensão do papel de Jimmy Carter no consumo de cerveja nos Estados Unidos – e a prova de que por vezes basta um homem e uma assinatura para transformar, e reavivar, uma indústria.

 

Ainda que não tenha conseguido a reeleição presidencial – perdeu para o ator Ronald Reagan, em 1980 –, Carter reconquistou os norte-americanos nos anos seguintes.

 

O seu momento de glória chegaria duas décadas após a saída da Casa Branca: em 2002, o seu papel nas soluções de paz de conflitos internacionais e promoção do desenvolvimento económico e social valeu-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Paz.

 

E se a cultura cervejeira traz ao de cima o que de mais relaxado, descontraído e tranquilo há em nós, pode dizer-se que o papel de Carter para a paz mundial começou 25 anos antes de ter recebido o conceituado prémio.

RECOMENDADOS

Legal Information

This data privacy protection statement applies specifically and exclusively to the Super Bock Group service.

The Internet is a fabulous tool for communication. Each day we realise how important it is becoming in our life, since with just one mouse click the world is at our feet. People are closer to each other and experiences spread faster. Society is changing incredibly fast.

For all these reasons and to increase people’s confidence in this means of communication, it is important for Unicer to guarantee the confidentiality of the data of all users of its services and visitors to its website.

When we ask for your name, address, telephone number, qualifications and other details, our aim is to ensure a closer relationship with our users. When you register, we will address you by your own name, we will become closer to you and we will be able to meet your needs or requests more efficiently.

If, for any reason, Unicer feels a need to update its privacy policy, you will be the first to be informed.

Unicer guarantees that this information WILL NOT BE used in any list for promotional purposes via electronic mail or telephone, nor will it be passed on to any other organisation or company. Unicer undertakes to protect your privacy and will make every effort to guarantee the use of sufficiently effective technology for your online experience to be increasingly secure and your web relationships increasingly strong.

Please do not hesitate to contact us if you have any question about this commitment.

close

Jimmy Carter: o Prémio Nobel que mudou a cerveja americana

UNICER IS NOW SUPER BOCK GROUP

You will enter the new website

SIM

NÃO

You are not old enough to enter this site

By submitting your data you agree

superbockcasadacerveja.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile