Cervejas desaparecidas: Piwo Grodziskie
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Cervejas desaparecidas: Piwo Grodziskie

A Piwo Grodziskie, cerveja conhecida como “champagne polaco” que surgiu há cerca de 700 anos, fica a meio caminho entre a Berliner Weisse e a Rauchbier. Contamos-te, neste artigo, a história da ascensão e queda de uma das melhores cervejas produzidas no leste europeu.

Sabias que a Polónia já teve uma das cervejas mais bebidas na Europa? Apresentamos-te a Piwo Grodziskie, uma Session Ale com malte de trigo fumado que começou a ser produzida há 700 anos na cidade de Grodzisk Wielkopolski, no Oeste do país.


Das nove cervejas históricas reconhecidas pela edição de 2015 do Beer Judge Certification Program (BJCP), a Piwo Grodziskie é a única que rompe a Cortina de Ferro, sendo produzida no Leste da Europa. No século XIX, chegou a rivalizar com as cervejas alemãs, checas e belgas, produzindo 13 milhões de litros por ano e exportando para 37 países. Neste artigo, explicamos-te o porquê do sucesso da Piwo Grodziskie, assim como a sua inevitável extinção.

Polaca, mas com mestria checa

Para a Piwo Grodziskie, há um antes e um depois da chegada da Casa de Ostroróg, uma família nobre polaca, a Grodzisk Wielkopolski. Estávamos no século XVI e a Europa — quem diria? — vivia momentos de instabilidade. Apoiante do Protestantismo, a Casa de Ostroróg atraiu para a pequena cidade polaca vários dissidentes da Igreja Católica vindos da Europa central e ocidental: artesãos, escritores e académicos. 

Cervejas desaparecidas: Piwo Grodziskie

Foi neste contexto político, social e religioso que o administrador da Casa de Ostroróg, Johann Volanus, convidou mestres cervejeiros das províncias da Morávia e da Boémia, atual Chéquia, para, com a sua experiência e conhecimento, elevarem a Piwo Grodziskie para um nível de excelência. Metade do sucesso da cerveja deve-se, assim, a Volanus e à Reforma Protestante. A outra metade é fruto da nova organização económica promovida pela Casa de Ostroróg, como verás de seguida. 

Polónia, um país de cerveja


Embora se encontre na sombra da Alemanha e da República Checa no que toca à fama cervejeira, a Polónia é um país produtor e consumidor desta bebida milenar. Segundo o European Beer Trends, relatório produzido pela associação The Brewers of Europe, a Polónia foi o terceiro maior produtor de cerveja da Europa em 2022, com 3,8 mil milhões de litros, e o quarto maior consumidor, com 3,3 mil milhões de litros.

O grémio que impulsionou a cerveja

Matérias primas? Check. Instalações? Check. Mestria cervejeira? Check. Para a Session Ale polaca ter sucesso só faltava um sistema de controlo de qualidade do produto final. Para responder a este desafio, a Casa de Ostroróg criou, no final do século XVI, um grémio para os produtores de malte e de cerveja da cidade. Esta nova organização reduziu o número de famílias autorizadas a produzir e vender cerveja. Por outro lado, o próprio presidente da câmara, assim como um conselho de anciões, provavam todos os barris propostos para exportação. Com a nova estrutura económica, a Piwo Grodziskie ganhou ainda um selo exclusivo.


A estratégia deu frutos. Em 1671, a Piwo Grodziskie começou a ser exportada para a cidade vizinha de Wschowa. No século XVIII, a sua reputação espalhou-se pela Polónia, sendo uma das cervejas mais caras do país. No final desse século, a produção anual atingiu os 3.200 barris, sendo que apenas 500 ficavam na cidade de Grodzisk Wielkopolski: 1.111 seguiam para Poznań, capital da região, e 1.581 para cidades vizinhas: Wschowa, Kościan, Leszno, Rawicz, Bojanowo, Kalisz e Śmigiel.

Cervejas desaparecidas: Piwo Grodziskie

Quais as características da Piwo Grodziskie?


A Piwo Grodziskie é uma Session Ale produzida com malte de trigo fumado em carvalho. Conhecida como “champagne polaco”, é uma cerveja leve e altamente carbonatada.


Aroma: Aroma baixo a moderado a fumo de madeira de carvalho. O lúpulo é herbal e floral, pouco picante, e há notas de trigo e ésteres de frutas (sobretudo maçãs vermelhas maduras e pêras).


No copo: Cerveja clara, de cor pálida a dourada. Uma das características mais distintas é a sua espuma alta, ondulada e branca, com excelente retenção. Deve ser servida num copo alto em forma de cone, de modo a acomodar esta espuma vigorosa.


Na boca: Corpo leve, com um final refrescante e seco. A carbonatação é bastante alta e pode dar uma sensação de formigueiro. O teor alcoólico varia entre os 2,5% e os 3,3%.


Sabor:  O carácter de carvalho fumado é baixo a médio, podendo deixar uma impressão doce. O sabor de lúpulo condimentado, herbal e floral, é baixo mas perceptível. Final seco e crocante, sem acidez.


Piwo Grodziskie: auge e declínio

Já no final do século XIX, a Piwo Grodziskie aumentou a produção para 64.000 barris e chegou ao mercado alemão. No pico da popularidade, na década de 1940, a cerveja era exportada para 37 países.


Como aconteceu com muitas outras cervejas históricas europeias, também a Piwo Grodziski entrou em declínio durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, as cinco fábricas que produziam a bebida foram nacionalizadas e sujeitas a restrições que implicaram a redução da quantidade e qualidade da cerveja. Os tempos eram difíceis e a Polónia concentrou-se na produção e venda de alimentos básicos, como o pão, o leite e o açúcar. 


A Piwo Grodziski foi definhando e deixou de ser produzida, por fim, em 1993. Mas, em 2010, uma nova geração de microcervejeiros polacos ressuscitou a receita tradicional da bebida, com base no trigo fumado e, desde então, têm sido produzidas edições limitadas e sazonais desta Session Ale. 


Apesar da curiosidade que terás em experimentar esta cerveja histórica, não será fácil fazê-lo. Sugerimos, porém, que proves outras deliciosas propostas disponíveis na Super Bock Store: o pack de cerveja internacional, o pack de cerveja alemã e o pack de cerveja belga.

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