A. Le Cop e Saku, as duas maiores cervejas da Estónia, têm um passado rico e são hoje amplamente conhecidas pela comunidade cervejeira mundial. Durante décadas, as duas partilharam a preferência da população estónia e entraram na cultura do país através da publicidade e da estratégia de patrocínios: a A. Le Cop dá nome ao principal estádio de futebol do país, situado na capital, Talin; a Saku patrocina o BC Tartu, equipa de basquetebol profissional, e o Hard Rock Laager, festival de música.
Há muito que a cerveja faz parte da vida dos estónios, que já a consumiam entre 500 e 100 a.C.. Inicialmente, a bebida era usada para rituais de sacrifícios, mas rapidamente os segredos do seu fabrico se difundiram e a cerveja passou a ser produzida em casas, abadias e castelos, sendo consumida em datas importantes ou eventos familiares.
Nos tempos que correm, a cerveja continua a ser uma bebida de celebração e o seu consumo é transversal a todas as classes sociais. De acordo com a Brewers of Europe, instituição que reúne várias associações cervejeiras da Europa, em 2018 beberam-se 82 litros de cerveja per capita na Estónia. Um número apenas ultrapassado pela República Checa (138 litros per capita), Áustria (105), Alemanha (101) e Polónia (97).
A maioria dos estónios divide-se entre a paixão pela Saku e A. Le Cop,mas os últimos anos foram pródigos no aparecimento de um mercado artesanal que, aos poucos, tem atraído cada vez mais pessoas.
A partir de Talin, na segunda década dos anos 2000, uma nova geração de cervejeiros pôs mãos à obra e criou uma forma distinta de sentir, cheirar e beber a cerveja. Marcas como Ollenaut, Lehe, Pohjala e Tanker entraram no dicionário dos estónios e em poucos anos a cultura cervejeira estónia passou a ser uma realidade. Com as cervejas artesanais vieram os bares, as lojas, as microcervejeiras e os consumidores - nacionais e internacionais.
Com 1,3 milhões de habitantes, a Estónia é um pequeno país emparedado por três gigantes: a Finlândia, a Suécia e a Rússia. Talin, com mais de um terço da população total, é o ponto de encontro da cultura cervejeira. Há quem diga que é possível usar as cervejarias como bússola para palmilhar e descobrir a cidade.
Para os viajantes, a aventura começa quase sempre na fábrica da Ollenaut, local onde é possível conhecer o processo de produção, mas também degustar uma das mais famosas cervejas do país.
Segue-se a zona mais antiga da cidade, onde se encontra o Tuba Baar, focado na venda de cervejas artesanais locais. “Tuba”, em estónio, significa quarto, por isso o espaço não abunda. Mas o que perde em tamanho ganha na variedade de bebidas. E esconde ainda um segredo: uma passagem secreta para o bar vizinho, o Drink Bar, focado em cervejas internacionais.
Sem sair da zona histórica, a cinco minutos de passeio está o Põrgu. Os viajantes não se podem deixar levar pela tradução literal: é que, ainda que a palavra signifique inferno, este espaço é o paraíso dos amantes de cerveja. O bar fica numa cave ao lado da Igreja St. Nicholas e, além de bebidas, oferece uma seleção de pratos que combinam com uma cerveja forte: chili, bife tártaro, queijos e costelinhas.
Na zona portuária, as atrações são muitas. Para uma experiência que junta as cervejas nacionais e internacionais à boa comida, o destino é o Põhjala Tap Room. Além de disponibilizar 24 tipos de cerveja de marca própria, este bar possui uma área de merchandising - sempre um sucesso entre os turistas - e recebe os visitantes nos bastidores da fábrica. O bar tem ainda uma sauna com capacidade para até oito pessoas. Criada em 2011, esta marca exporta atualmente para mais de trinta países, sendo que a sua cerveja é catalogada como uma das melhores do mundo pelo guia internacional de cerveja Rate Beer.
Se a ideia é conhecer a cidade fora dos bares, os turistas podem aproveitar para visitar Talin nos meses mais quentes. No verão, os carros partilham as estradas com os beer-bike pubs, pequenos carros equipados com pedais de bicicleta, movidos por 14 pessoas que vão sendo abastecidas com cerveja local.
E se, por alguma razão, procurares algo mais leve, a cidade é também conhecida pela Kali, uma bebida semelhante à cerveja, mas com muito pouco álcool. Feita à base de pão fermentado, a bebida junta a cerveja a uma espécie de Coca-Cola e apresenta um sabor doce e gás natural. É fácil encontrar Kali nos vendedores de rua, nos supermercados e, claro, também nas lojas e bares de cerveja.
Talin Craft Beer Weekend
O maior evento de cerveja artesanal da região do Báltico teve a sua primeira edição em 2015, no pico da cultura cervejeira da Estónia, e cinco anos depois recebeu 50 cervejas artesanais de todo o mundo. O Talin Craft Beer Weekend realiza-se em junho e une dezenas de marcas de todo o mundo às cervejas típicas deste país báltico.
Locais a visitar:
Fábrica da Ollenaut
Morada: Tänassilma tee 33, Tänassilma
Saku, Harjumaa, Estonia
Como chegar: comboio R12, R13, R14, R15, R16
Tuba Bar
Morada: Müürivahe Tänav 15, 10140 Tallinn
Como chegar: Elétrico 3 e 4 ou autocarro 15
Drink Bar
Morada: Väike-Karja 8, 10140 Tallinn
Como chegar: Elétrico 3 e 4 ou autocarro 15
Põhjala Tap Room
Morada: Peetri 5, Tallinn 10415
Como chegar: Autocarro 73
RECOMENDADOS
Informação Legal
Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.
Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.
O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.
Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.
close
BEM-VINDO À SUPER BOCK CASA DA CERVEJA
Declaras que tens mais de 18 anos?
SIM
NÃO
Para entrares no site, tens de ter mais de 18 anos.
Ao submeter estes dados, está a concordar com a Política de Privacidade e Política de Cookies do site Super Bock Casa da Cerveja.